Particulares que pretendam deixar passageiros - partidas
O acesso à nova zona de paragem “Kiss & Fly” para deixar passageiros e bagagem junto às partidas é precedido de uma cancela e respetivo sistema de controlo automático. É feita a leitura da matrícula e ao condutor é entregue um cartão / bilhete que permite a permanência gratuita do veículo na zona coberta até 10 minutos. Após esse período, o tempo extra de permanência começa a ser pago. A ideia é manter uma zona com circulação fluida, sem congestionamentos e com maior controlo de segurança.
De notar que cada matrícula tem direito aos primeiros 10 minutos gratuitos para um máximo de duas entradas em cada período de 24 horas - entradas adicionais são permitidas mas pagas, com aumentos graduais. Para as pessoas que pretendam realmente estacionar e fazer companhia aos seus familiares ou amigos no interior do terminal, a alternativa passa por utilizar o parque P1 de curta duração para apoio às partidas.
Particulares que pretendam receber passageiros - chegadas
Todos os veículos particulares que pretendam apanhar passageiros no aeroporto de Faro deverão utilizar o parque P2 que aplica tarifas de curta duração.
Taxis públicos - partidas e chegadas
Os táxis públicos que pretendam deixar passageiros deverão utilizar a faixa dos autocarros “BUS” junto à cobertura das partidas de modo a estarem isentos de qualquer pagamento. Para apanhar os passageiros as regras mantêm-se e o acesso à zona reservada para os táxis no aeroporto de Faro, junto às chegadas, continua a ser feito mediante o pagamento de uma avença por parte dos taxistas.
Taxis T, transfers privados e serviços de shuttle
A reestruturação das áreas de estacionamento e circulação no exterior do terminal passou também pela criação de dois parques próprios para viaturas de turismo associadas a profissionais de transporte privado ou a operadores turísticos - os parques P5 e P6, sendo este último destinado apenas a autocarros. O acesso a estes parques é efetuado mediante o pagamento de uma avença por parte das empresas. De notar que as empresas não são forçadas a operar nestes parques. Mas como o acesso à área de “Kiss & Fly” das partidas ou ao parque P2 das chegadas apenas permite duas entradas diárias gratuitas por matricula, operar nos parques P5 e P6 acaba por ser mais vantajoso para as empresas, sobretudo para as que operam transfers de/para o Aeroporto de Faro, pois efetuam muitos transportes diários de passageiros.
Empresas de rent-a-car sem instalações no aeroporto
Para as empresas de aluguer de automóveis que não dispõem de um balcão de cliente dentro do terminal e parque próprio no exterior - muitas vezes denominadas “rent-a-cars low-cost”, foi criado o parque P4 com infraestruturas partilhadas de modo a receberem os seu clientes. O acesso a este parque está condicionado ao pagamento de uma avença.