Comparação de preços e reservas online
Para o ajudar na reserva de um automóvel para a sua chegada ao aeroporto de Faro, disponibilizamos-lhe acesso a uma plataforma que lhe permite obter os carros disponíveis para as datas pretendidas e comparar os respetivos preços praticados pelas empresas de rent-a-car a operar no aeroporto. O processo de reserva é simples, transparente e permite-lhe obter o aluguer com os melhores preços da época. Siga as instruções passo-a-passo. Alugar um carro no aeroporto de Faro nunca foi tão fácil.
Empresas de aluguer de carros a operar no aeroporto de Faro
Tal como sucede em muitos aeroportos, o de Faro é servido por dois grupos de companhias rent-a-car - as multinacionais como a Avis, Hertz ou Europcar - com maior poder financeiro para manter um balcão de representação no interior do terminal e parques próprios no exterior - e as rent-a-car nacionais e locais cuja maioria opera sem balcão dentro do terminal. Igualmente credíveis, muitas destas empresas de menor dimensão - também chamadas de rent-a-car lowcost, partilham instalações no exterior do terminal, situadas no parque P4. Tanto os fornecedores de maior dimensão como os locais estão presentes no sistema de comparação de preços e reservas online.
Empresas de rent-a-car internacionais
A maior parte das companhias rent-a-car internacionais ou de maior dimensão, possui balcão da marca dentro do terminal e parque próprio no exterior para entrega e recolha de carros.
Caso pretenda alugar um carro numa destas empresas ou já tenha efetuado uma reserva online associada a uma destas, ao chegar ao aeroporto de Faro, todo o processo será conduzido a partir do respetivo balcão de representação na zona das chegadas.
Empresas como a Avis, Budget, Hertz, Europcar, Interrent, Enterprise, Goldcar, National e Alamo, são algumas das multinacionais de serviços rent-a-car a operar no aeroporto de Faro.
Empresas de rent-a-car nacionais e locais - low cost
O aeroporto de Faro disponibiliza instalações partilhadas - localizadas no parque P4, para as companhias nacionais, locais ou de menor dimensão que não consigam manter ou simplesmente prescindam de um balcão próprio na zona de chegadas dentro do terminal.
Estas rent-a-car são alternativas credíveis às multinacionais e estão igualmente presentes no sistema de comparação de preços e reservas online - regra geral, são as que praticam os preços mais baixos nos alugueres via Internet.
Apelidadas de rent-a-car lowcost no aeroporto de Faro, empresas como a Guerin, Auto Jardim, Airauto, Visacar, Autorent, Auto Prudente, Amoita e Luzcar são alguns exemplos de fornecedores nacionais que poderão ficar associados ao seu aluguer.
Levantamento e devolução de carros no aeroporto de Faro
As zonas de entrega e recolha de carros alugados no aeroporto de Faro estão bem definidas. Existem duas possibilidades para levantar o seu carro na chegada ao aeroporto e para o devolver antes de efetuar o check-in do seu voo de partida. Consoante a empresa associada ao seu aluguer, poderá ser em parques próprios das respetivas companhias ou no parque P4, partilhado por várias rent-a-car. Consulte no seu voucher de reserva o nome da empresa e as respetivas instruções para o levantamento e devolução do seu automóvel.
Levantamento pós-chegada
Algumas empresas optam pela colocação de um representante junto da zona de chegadas com o nome do cliente ou o nome da empresa de rent-a-car em questão - esteja atento após sair da área de recolha das malas. Caso a sua reserva não mencione que alguém o irá esperar à chegada, terá duas hipóteses para encontrar um representante da companhia afeta ao seu aluguer.
Hipótese 1 Levantamento em balcões no interior do terminal
Empresas rent-a-car de maior dimensão ou multinacionais como a Avis, Europcar, Hertz ou Goldcar, possuem balcão próprio de representação dentro do terminal, junto à zona de chegadas. Todo o processo de levantamento é tratado a partir do respetivo balcão e o cliente será orientado até ao parque da respetiva rent-a-car no exterior.
Hipótese 2 Levantamento no parque P4
Caso se trate de uma empresa de rent-a-car local, sem balcão de representação na zona de chegadas, o cliente deverá seguir a sinalética até ao parque P4 no exterior, onde se encontram as instalações partilhadas por estas companhias. Todo o processo é tratado a partir daí e será acompanhado por um representante até ao lugar onde o seu carro se encontra estacionado.
Devolução pré-partida
Salvo instruções em contrário presentes no seu voucher de reserva, ao entrar no aeroporto de Faro com o seu carro, existem duas hipóteses para o local de devolução do seu aluguer.
Hipótese 1 Devolução em parque próprio da empresa
Caso o seu carro de aluguer pertença a empresas internacionais ou de maior dimensão como a Europcar, Hertz, Avis, ou Guerin, dirija-se com o veículo até à respetiva estação ou parque de recolhas dentro do aeroporto. Os parques destas companhias estão localizados a oeste do aeroporto - ver mapa do terminal. Ao chegar perto desta área, apenas terá que procurar pelo logótipo da empresa em questão.
Hipótese 2 Devolução no parque P4
Para alugueres de empresas rent-a-car locais como a Auto Jardim, Autorent, Airauto ou Luzcar, a devolução é feita no parque P4, na entrada do aeroporto logo após a bomba de gasolina - ver mapa do terminal. Este parque é partilhado por várias companhias de menor dimensão, para as entregas e recolhas dos seus carros.
Localização dos parques rent-a-car
Na perspetiva de quem aterra no aeroporto, assim que sair do terminal, o parque P4 encontra-se na ponta do aeroporto à sua esquerda - siga a respetiva sinalética. A distância desde a zona das chegadas no terminal até ao parque P4 é aproximadament 250 metros. Junto a este parque encontra-se um balcão de atendimento ao público, onde deverá apresentar a reserva do seu aluguer.
Na perspetiva de quem entra no aeroporto para apanhar um voo, logo após passar pela rotunda à entrada e pela bomba de gasolina, encontrará à sua esquerda o acesso para o parque P4.
Cuidados a ter com o aluguer de carros
No aeroporto de Faro, alugar um carro é prática comum entre os milhares de passageiros que visitam o Algarve. Trata-se de uma excelente forma de conhecer a região e descobrir locais menos comuns. Para que o processo de alugar um carro se desenrole com normalidade, sem surpresas de última hora, deverá planear antecipadamente a sua viagem e ficar desde logo a par de alguns dos aspetos principais a ter em conta quando se opta pelo serviço de rent-a-car para viajar no Algarve.
Reservar com antecedência
Evite alugueres de última hora. O aluguer de viaturas deverá ser efetuado com o máximo de antecedência possível, não só para garantir disponibilidade mas sobretudo para obter preços mais baratos. Muitas rent-a-car entre junho e setembro têm poucos veículos livres para alugar, especialmente no pico do verão entre julho e agosto - altura em que a procura excede consideravelmente a oferta e origina um subida de preços generalizada.
Caso pretenda veículos de categorias consideradas especiais (menos comuns), como carros automáticos, cabrioles, de alta cilindrada ou carrinhas, torna-se ainda mais importante que efetue a sua reserva com antecedência.
Sempre que possível evite alugar o carro diretamente no aeroporto, à chegada. Corre o risco de não haver disponibilidade e de lhe ser cobrado um preço bem mais elevado. Evite também o aluguer através de agências de viagens pois terá que suportar as margens destas. Regra geral, a opção mais barata e cómoda passa por alugar um carro via Internet.
Forma de pagamento
Muitas pessoas continuam a procurar por alugueres que não exigem cartão de crédito. No entanto, a sua apresentação é quase sempre obrigatória no balcão de levantamento, mesmo que efetue o pagamento em dinheiro. Trata-se de uma segurança para as rent-a-car no caso de serem detetados danos no automóvel ou o cliente não devolver o depósito de combustível com a quantidade inicial. Para efetuar a sua reserva online, a preços mais competitivos, também é necessário cartão de crédito para confirmar o aluguer. Visa e MasterCard são por norma os cartões mais aceites para pagamentos seguros online. O montante a pagar à cabeça no ato da reserva (total ou parcial), poderá variar consoante a altura do ano ou a empresa em questão.
Idade mínima
Confirme a idade mínima para poder conduzir durante a reserva, pois pode variar conforme a rent-a-car. A idade mínima legal para se conduzir em Portugal é de 18 anos. Contudo, para a maioria das rent-a-car no aeroporto de Faro, o requisito mínimo é de 21 anos ou pelo menos dois anos de carta de condução. Algumas empresas optam ainda pela aplicação de uma taxa diária se, por exemplo, o condutor tiver menos de 25 anos (taxa de condutor jovem) ou mais de 65 anos, ou se tiver a sua carta à menos de dois anos. Consulte previamente as regras aplicadas para o carro que pretende alugar.
Seguros
Para além do seguro obrigatório contra terceiros, as companhias incluem um seguro base de danos por colisão, com franquias na ordem dos 1,500 EUR e sem cobrir danos nos vidros ou pneus - apenas cobertos mediante o pagamento de um valor extra. Também existem pacotes opcionais de cobertura completa para casos extremos de danos irreversíveis no carro. Durante a sua reserva online consulte as opções de seguro possíveis.
Caso opte pelo seguro base, no ato do levantamento torna-se ainda mais importante que inspecione bem o estado do carro atribuído, especialmente jantes, faróis, riscos na pintura e danos nos estofos. Confirme sempre que eventuais danos visíveis sejam registados previamente na sua cópia do contrato. Poderá também utilizar o seu telemóvel para registar fotografias que possam servir de prova caso lhe seja apontada negligência para com o veículo.
Política de combustível e quilometragem
Fique a par das políticas de combustível e quilometragem para o seu aluguer. Como o mercado rent-a-car é muito competitivo, algumas empresas publicitam alugueres com tarifas à partida mais baratas (para agarrar o cliente), mas contratualmente obrigam-no a comprar o combustível diretamente a estas e a preços mais elevados. Embora seja pouco usual, algumas companhias também poderão aplicar uma taxa caso exceda determinada quilometragem durante o aluguer. Certifique-se sempre das respetivas políticas durante o processo de reserva.
Viajar para fora de Portugal
Caso pretenda cruzar a fronteira, muito provavelmente será cobrado um valor adicional para cobertura extra no seguro do carro. Se planeia viajar para fora de Portugal procure por este tópico nas condições de aluguer durante o processo de reserva.
Condutores adicionais
Apenas o titular do contrato está autorizado a conduzir o veículo. Para que outras pessoas estejam legalmente autorizadas a conduzir, normalmente, é aplicada uma taxa extra no contrato, por condutor adicional.
Segurança infantil
Em Portugal, crianças até aos 12 anos de idade e que tenham menos de 1,50 m de altura só podem ser transportadas em automóveis com sistemas de auxílio à sua retenção. Se viaja com menores de idade, através do pagamento de um valor extra poderá requisitar cadeiras de bebé (baby seats) ou assentos de criança (booster seats) durante a reserva. Estes equipamentos serão previamente instalados no seu carro de aluguer.
Taxa fora de horas
No caso de voos noturnos (partidas ou chegadas), entre as 20h00 e as 08h00 da manhã seguinte, uma taxa de fora de horas poderá ser aplicada para o levantamento / devolução do seu carro. Caso um dos seus voos encaixe neste horário, certifique-se deste pormenor nas condições de aluguer.
Cobrança de portagens na A22 - Via do Infante
No Algarve existem duas vias de circulação principais - a estrada nacional N125 e a auto-estrada A22 (Via do Infante). Ambas estendem-se ao longo do Algarve e estabelecem a ligação entre as principais localidades na região. Durante os meses de verão a N125 torna-se bastante congestionada e muitas pessoas optam pela deslocação mais rápida através da Via do Infante.
Inicialmente grátis, desde finais de 2011, a auto-estrada A22 começou a ser paga através da utilização de portagens automáticas. Apesar da sua construção não contemplar custos associados à sua utilização, a chegada da crise global financeira levou o governo a introduzir portagens na A22 bem como em outras estradas principais do país.
As portagens são cobradas recorrendo à utilização de pórticos que registam e identificam os veículos pela matrícula à sua passagem, não havendo necessidade de paragens. Este sistema originou inúmeras complicações às rent-a-car locais. Inicialmente, muitos turistas, por falta de informação ou fazendo-se desentendidos, utilizavam a auto-estrada e não efetuavam o pagamento que as empresas rent-a-car lhes exigiam posteriormente. Estes incumprimentos originaram centenas de multas às rent-a-car, os reais proprietários das viaturas.
Atualmente, a maioria das empresas rent-a-car já equipou as suas viaturas com dispositivos de controlo para identificar a passagem das suas viaturas nos pórticos da A22. Estas passagens são debitadas diretamente no cartão de crédito do cliente. Caso preveja a utilização da auto-estrada, certifique-se que a sua viatura possui o dispositivo de cobrança automática para evitar custos surpresa e transtornos mais tarde.
Alternativa ao aluguer de carros
Alugar um carro para conhecer o Algarve ao seu ritmo e com total liberdade é sem dúvida uma excelente opção para quem pretende explorar a região. Já para quem passa as férias num único sítio, perto de todas as comodidades e não prevê grandes deslocações, alugar uma viatura é relativamente acessível com a exceção da época alta, o verão. Nesta altura a procura é maior do que a oferta fazendo com que os preços subam de tal forma que outras opções de transporte se tornam mais apetecíveis. A alternativa mais comum ao aluguer de viaturas para quem apenas pretende deslocar-se esporadicamente de A para B é o serviço de transfers privados - transporte entre o aeroporto de Faro ou entre localidades no Algarve. Conheça as vantagens e saiba como requisitar um transfer entre o aeroporto de Faro.